Planeta Disney 2010 ganha cara nova

Depois de mais de 2 anos hospedado no Blogspot e tendo postado exatamente 2693 noticias nesse período, o Planeta Disney começa o ano de 2010 com uma novidade e um grande passo. VOLTAMOS A SER UM SITE DE NOTICIAS DISNEY, isso mesmo, o Planeta Disney desde 2007 estava no formato Blog e dessa vez voltamos para o novo formato trazendo toda a magia Disney para vocês fãs brasileiros.

Por enquanto, o Planeta Disney não tem grandes novidades, mas já estamos com um novo visual mais prático, rápido e moderno. Um estilo bem jovem para agradar a todos os gostos. Vamos continuar com as tradicionais noticias diárias e com o tempo, surpresas vão começar a aparecer. Não vamos contar, pois as surpresas estão em fase de testes.

Espero que vocês tenham gostado dessa primeira novidade do ano que chega hoje, dia 25 de Janeiro, no aniversário da cidade de São Paulo. Não esqueçam que esse agora é o nosso endereço oficial, isso mesmo, a conta do blogger vai ficar lá sem receber atualização.

E não esqueçam, que todas as novidades vocês encontraram apenas aqui, no Planeta Disney: O Melhor Fã-Site Disney do Brasil.

http://www.planetadisney.com.br/

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resenha Especial: "Branca de Neve e os Sete Anões" em home vídeo

[brancadeneve_destaque.jpg]

Para comemorar o Dia das Crianças, o Planeta Disney traz uma matéria especial falando um pouco de como foram todos os lançamentos do primeiro clássico Disney, “Branca de Neve e os Sete Anões”, lançado originalmente em 1937 e que chegou novamente em Disney DVD no Brasil e será lançado dia 21 de Outubro, pela primeira vez em Blu-ray.

EDIÇÃO DA DÉCADA DE 90

O VHS: Lançado pela extinta Abril Vídeo no mercado de varejo brasileiro no final de 1994, o clássico Disney "Branca de Neve e os Sete Anões" tornou-se rapidamente um recordista de vendas, sendo comercializadas 380.000 fitas, segundo a revista Veja, publicada em maio de 1995, como informou o amigo David Santos, em um artigo publicado no Planeta Disney em Março de 2006.

HTML clipboard

A arte da capa, além da clássica cena de Branca de Neve se despedindo dos anões, apresenta uma curiosidade, o filme foi nomeado como “A Primeira Obra-Prima de Walt Disney” e também apresenta uma faixa vermelha em destaque, como um alerta a todos os consumidores para “o legítimo e verdadeiro Branca de Neve de Walt Disney”, um alerta que foi apresentado na maioria dos grandes clássicos Disney, por causa dos animados genericos que eram lançados na época, para se confundirem com os clássicos do estúdio e conseguir uma graninha.

O grande destaque do VHS era o documentário exclusivo sobre como foi a produção do primeiro longa de animação da história, para divulgar esse extra, que até então era uma novidade vinda com o filme, a Disney resolveu colocar na capa um selo dourado em forma de diamante.

Como todos devem lembrar, os VHS Disney sempre apresentavam um apanhado de trailers para chamar a atenção da garotada para outros filmes lançados, nessa edição temos “Aladdin” (lançado também em 1994) e “O Aniversário do Pato Donald”, uma coletânea de sucessos do personagem. O amigo David Santos, do Animations, destacou que o mini-documentário de ‘Branca de Neve’ tem aproximadamente 10 min. de duração, mas mesmo assim apresenta bastante informações. Nele, Walt apresenta cada um dos anões e suas respectivas personalidades, através de bonecos em miniaturas. O criador deste clássico da animação fala como arriscou todo o dinheiro da família naquele sonho e na preparação de seus animadores, que foram estudar minuciosamente os movimentos dos seres humanos. Um dos pontos altos deste featurette está relacionado com as músicas. Das 25 canções compostas para o filme, apenas 8 foram utilizadas. A divertida canção deletada, “Música na sua Sopa”, desenhada a lápis, é apresentada na íntegra. E trechos de uma cena em que os anões constroem uma cama para Branca de Neve, em agradecimento, é rapidamente mostrada. No final, Walt Disney recebe um Oscar oficial e sete miniaturas da garota prodígio Shirley Temple, por sua obra. A fita termina com a exibição do musical “Amigo Insuperável”, promovendo o “Cante com Disney de Aladdin”.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_vhs1994_01.jpg

EDIÇÃO DE 2001

O VHS: Assim como o DVD, o VHS chegou as lojas no dia 23 de Novembro de 2001, com som e imagem restaurados digitalmente para um novo público. O grande destaque dessa edição foi mesmo a embalagem especial, na qual todos que comprassem ganhavam uma miniatura de dedo da princesa.

O DVD: O clássico Disney, “Branca de Neve e os Sete Anões”, foi lançado originalmente em 23 de Novembro de 2001, no mercado nacional, chegando numa edição simples com uma caixa branca e com encarte divulgando os extras de um lado e com a arte da capa no outro. Além disso, o DVD vinha com o código para os consumidores participarem da promoção “Conheça a Branca de Neve Pessoalmente!”, na qual a pessoa comprava o DVD e cadastrava o código do encarte no site oficial, para concorrer a uma viagem a Walt Disney World Resort.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2001_01.jpg

Lançado pela Walt Disney Home Vídeo, o DVD não apresenta nenhum tipo de trailer, como é de costume nas atuais edições, e chegou ao mercado de varejo com som e imagem restaurados digitalmente, trazendo todo o brilho e magia de volta para uma nova geração. Além disso, traz formato de tela Standard (1.33:1) e áudio Dolby Digital 5.1 em português e inglês, os mesmos idiomas das legendas.

Um dos grandes destaques da edição especial de “Branca de Neve e os Sete Anões”, lançado em 2001, foi mesmo o menu interativo que apresentava o espelho mágico apresentando cada opção do menu principal, além de conversar com o público, enquanto ele se decide em qual opção irá querer conferir ao clássico. Os menus internos, mesmo sem interatividade, são estáticos com cenas clássicas do animado como o livro, para a opção de Seleção de Capítulos, a entrada da mina de diamantes, para o menu de configuração, e o laboratório secreto da Rainha Madastra, na opção dos bônus materiais.

HTML clipboard

Sinopse Oficial: Não é preciso nenhum espelho mágico para saber que Branca de Neve e os Sete Anões, o primeiro e “mais belo” clássico de animação Disney em longa-metragem, produzido em 1937, foi a obra-prima que deu origem a tudo. Do “Era uma vez…” até o “viveram felizes para sempre”, esta adorada fábula, que encanta platéias de todo o mundo há mais de seis décadas, inaugurou um novo padrão de excelência nas produções do estúdio e continua servindo de parâmetro para os longas-metragens de animação Disney.

Com qualidade e trilha sonora incomparáveis, este filme, pioneiro entre as produções de Hollywood, é o mais popular e mais visto já produzido na cidade do cinema. Numa iniciativa sem precedentes, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, decidiu premiá-lo com um Oscar especial – uma estatueta do tamanho normal e sete pequenas, entregues a Walt Disney pela radiante menina-prodígio Shirley Temple, na cerimônia de 1938. Agora, em 2001, numa restauração espetacular de suas imagens e áudio, Branca de Neve e os Sete Anões volta a encantar. Embora já restaurado em 1987 e 1994, os avanços da tecnologia digital e dos métodos de preservação ocorridos nos últimos anos representa uma grande oportunidade para trazer de volta toda a sua magia, exatamente como Walt Disney planejou originalmente.

Bônus Material:

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2001_extra12.jpg

# Tour pelo DVD: O espelho mágico da Rainha ao lado de Roy Disney faz um resumo de todos os principais extras que a Disney apresenta nessa edição especial, lançado pelo estúdio pela primeira vez em DVD. Durante o Tour, a atriz Angela Lansbury faz um resumo do conteúdo total do DVD, esse extra é bem interessante para os brasileiros, pois alguns dos extras que não estão em nossa edição, podem ser vistas por aqui, mesmo que sejam apenas trechos.

HTML clipboard

# Ela Continua a mais Bela de Todas: Nos apresenta um pouco da vida de Walt Disney e de seus trabalhos, antes de ter a idéia de produzir o primeiro longa-metragem de animação, “Branca de Neve e os Sete Anões”, que geraria mais dinheiro para o crescimento de seu estúdio. O extra apresenta dublagem em português, algo que raramente acontece em extras voltados para colecionadores em produções Disney. Além disso, o documentário mostra storyboards da época, depoimentos de Walt Disney da época e também de outros membros da equipe da Disney na época e atuais, as dificuldades de animar seres humanos, além de outras curiosidades como o motivo do porque Walt escolheu fazer ‘Branca de Neve’ em longa-metragem de animação.

HTML clipboard

# Comentários em Áudio: Roy Disney apresenta os comentários em áudio montados com alguns comentários feitos por Walt Disney na época do lançamento e da produção do animado, complementados pelos comentários de John Canemaker, famoso perito em animação. Durante esse extra, você poderá assistir ao filme com os comentários, curiosidades e dificuldades sobre a produção do filme, além de saber o motivo pelo qual escolheu para quem Branca de Neve e os Sete Anões, fora escolhido para ser o seu primeiro longa-metragem de animação realizado.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2001_extra19.jpg

# A Deusa da Primavera: O famoso curta-metragem de animação de Walt Disney, da linha Silly Symphony, “A Deusa da Primavera” (The Goddess Of Spring), está presente nessa edição, pois ele foi criado no mesmo período que “Branca de Neve e os Sete Anões”, servindo como um teste para os movimentos dos personagens humanos.

HTML clipboard

# Cante com Disney – “Heigh Ho”: Os fãs terão agora a chance de cantar a canção que até hoje é uma das mais populares do estúdio, “Heigh Ho”. Durante a canção, as letras animadas vão surgindo na tela, para que você possa cantar com os personagens a canção. Vale lembrar, que a canção poderá ser cantada apenas na versão original, em inglês.

HTML clipboard

# O Louco Passeio de Dunga na Mina: Um divertido game voltado para as crianças, na qual elas tem que ajudar o Dunga a responder as perguntas feitas pela Rainha Madastra, antes que ela os apanhe. A cada pergunta respondida corretamente, você e o Dunga conseguem salvar um dos anões.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2001_extra26.jpg

# “Some Day My Prince Will Come”: A cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica, Barbra Streisand, uma das vozes mais amadas do mundo, faz um lindíssima releitura de uma das principais canções desse conto de fadas Disney. O videoclipe não apresenta em nenhum momento a cantora, sendo um apanhado de cenas importantes do animado, mas nem por isso, pode deixar de ser considerado um dos mais belos clipes da Disney da coleção Platinum.

HTML clipboard

EDIÇÃO 2009

O DVD: Lançado nas lojas de todo o Brasil no dia 01º de Outubro de 2009, a edição de colecionador de “Branca de Neve e os Sete Anões”, foi com certeza um dos DVDs mais esperados do ano. Seu lançamento foi feito em quatro packs diferentes para agradar a todos os gostos. O DVD duplo (R$44,90), o DVD duplo + Trilha Sonora (R$49,90), o DVD duplo + Camiseta (R$54,90) e o Blu-ray, que sem duvida, foi de todos o mais comentado e divulgado pela Disney para a imprensa.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2009_01.jpg

O DVD duplo chega as lojas dentro de uma luva de papelão com a arte da capa. Além disso, os DVDs de todas as edições vem dentro de uma estojo branco, como é padrão da Disney, e apresenta os discos com a arte branca com os personagens desenhados do lado direito e o logo do animado no topo. O encarte presente vem num papel que lembra e muito revistas e nele encontramos as seleções de cenas, a lista de extras presentes nos dois discos, curiosidades do animado, passa-tempos, propagandas de produtos e o anuncio de “Os Fantasmas de Scrooge”.

Os menus presentes no DVD são com cenas do castelo estática e de outros cenários populares do animado. Todos eles trazem áudio com trechos de canções do animado e o cursor do DVD vem com a imagem da maça envenenada.

HTML clipboard

Sinopse Oficial: Gerações e gerações têm celebrado a mágica história, com memorável trilha-sonora e personagens inesquecíveis de A Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney. Agora, esta eterna animação brilha como nunca numa versão totalmente restaurada digitalmente e repleta de bônus exclusivos. A bela e amável princesa Branca de Neve encanta todas as criaturas de seu reino, exceto uma pessoa, sua ciumenta e invejosa madastra, a Rainha. Quando o Espelho Mágico proclama Branca de Neve como a mais bela de todas, ela tem que se esconder na floresta, onde conhece e torna-se amiga de adoráveis sete anões - Mestre, Atchim, Zangado, Feliz, Dengoso, Soneca e Dunga. A Rainha, sabendo do paradeiro de Branca de Neve, resolve livrar-se dela com uma maça envenenada. Agora, só a força e a magia de um beijo de amor verdadeiro poderão salvá-la. Compartilhe esse clássico com sua família e comemore o final feliz de BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES quantas vezes você quiser.

Bônus Material:

DISCO 01

# Próximos Lançamentos: O DVD apresenta os trailers das novas produções do estúdio, que chegam em breve em Disney DVD, Blu-ray e também nos cinemas. Os trailers apresentados nessa edição são os de “Dumbo: Edição Especial de 70º Aniversário”, “A Princesa e o Sapo”, “Tinker Bell e o Tesouro Perdido”, “Disney Blu-ray”, “Santa Buddies”, “UP: Altas Aventuras” e “A Bela e a Fera: Edição Diamante”.

# Comentários em Áudio com Walt Disney: Roy Disney apresenta os comentários em áudio montados com alguns comentários feitos por Walt Disney na época do lançamento e da produção do animado, complementados pelos comentários de John Canemaker, famoso perito em animação. Durante esse extra, você poderá assistir ao filme com os comentários, curiosidades e dificuldades sobre a produção do filme, além de saber o motivo pelo qual escolheu para quem Branca de Neve e os Sete Anões, fora escolhido para ser o seu primeiro longa-metragem de animação realizado.

HTML clipboard

DISCO 02

Trazendo apenas os extras, o disco dois do DVD também apresenta formato de tela Full Frame (4:3) e áudio Dolby Digital nos idiomas Inglês, espanhol e português, sendo que a maioria dos extras só poderá ser vistos com o áudio em inglês com as legendas em espanhol e português. Assim como no disco um, os menus animados dessa edição são estáticos e tem trilha sonora de fundo, enquanto escolhemos qual extra vamos assistir, nesse disco, o menu é no formato de um diamante.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2009_extra03.jpg

Bônus Material:

# Próximo Lançamento “A Princesa e o Sapo”: Os diretores Ron Clements e John Musker apresentam os primeiros seis minutos iniciais do longa-metragem de animação com cenas finalizadas e outras ainda a lápis. Durante a apresentação, eles comentam um pouco sobre como está sendo trabalhar no animado que promete marcar o retorno da Disney na produção de longas em animação tradicional. Vale lembrar, que tanto os comentários dos diretores como a cena, podem ser vistos em inglês, português e espanhol, de acordo com a sua escolha.

SEIS MINUTOS INICIAIS DO LONGA-METRAGEM

Link: http://videolog.uol.com.br/video?484208

# A Volta de Branca de Neve:

- Exibir A Volta de Branca de Neve: O produtor Don Hahn (“A Bela e a Fera” e “O Rei Leão”), nos apresenta na Biblioteca de Pesquisa de Animação da Disney, uma pasta com informações e esboços de histórias de uma possível sequência que o clássico ganharia, pois os artistas do filme estava tão convencidos do apelo dos personagens, que estavam tentando convencer Walt a usar os clássicos personagens em futuras produções. Durante o extra, ele explica que a idéia não era criar um novo filme, mas sim um curta-metragem animado. A idéia era aproveitar duas sequências que foram retiradas do animado original para a produção desse curta, que mostraria Branca de Neve indo visitar os sete anões. Apresentada por Hahn, que mostra os storyboards enquanto narra à história, descobrimos que o curta mostraria os anões fazendo um presente para Branca de Neve, para comemorar sua visita anual.

- Cenas Inéditas: Nessa opção temos a chance de conhecer as duas cenas cortadas do longa-mentragem na integra, elas seriam usadas no curta-metragem “A Volta de Branca de Neve”, mas ele não foi produzido. A primeira cena, a “Sequência: Tomando a Sopa”, pode ser vista com a animação totalmente finalizada, faltando apenas a coloração dos personagens e cenários. Ela mostra os anões cantando e comendo a sopa preparada por Branca de Neve e tentando fazer o Dunga cuspir a colher que ele engoliu, enquanto comia a sopa, já em “Sequência: Construindo a Cama” vemos os sete anões pensando num presente para dar a Branca de Neve, até que resolvem construir uma cama para a princesa. A cena não está totalmente animada, tanto que somos apresentados a alguns storyboards da época, para mostrar como a cena seria completa.

HTML clipboard

# Aquela que Começou Tudo: um mini documentário feito para mostrar a importância de Branca de Neve e os Sete Anões para a história da animação, pois sem a produção do animado, nenhum dos outros que vieram depois teriam sido feitos. Mostra reportagens da época, na qual a imprensa considerava Walt Disney um tolo, por produzir um longa de animação, além de cenas raras da estréia do animado, o Oscar honorário entregue a Walt pela Academia, entre outras cenas de arquivo. O mais interessante desse documentário é ver os depoimentos sobre a produção e as curiosidades vindas tanto de veteranos da equipe técnica da Disney, como também de novos membros da equipe, vindos até mesmo da Pixar.

HTML clipboard

# “Someday My Prince Will Come”: Novo videoclipe da clássica canção do longa-metragem, que ganha uma roupagem mais pop na voz de Tiffany Thornton, atual estrela do Disney Channel, do seriado “Sunny, Entre Estrelas”.

HTML clipboard

# Dylan & Cole Sprouse – Gêmeos em Ação com o Blu-ray!: Os dois gêmeos mais populares da Disney, que vivem Zack e Cody nos seriados “Gêmeos em Ação” e “Gêmeos A Bordo”, apresentam para o público todas as diferenças de se comprar um DVD e um Blu-ray. Uma idéia criativa da Disney em pegar os atores que embora pareçam iguais, como o DVD e o Blu-ray, apresentam bastante diferenças. Um extra muito interessante para quem ainda não sabe das vantagens que um filme em Blu-ray apresenta, como melhor qualidade de som, imagem, mais espaço para armazenamento, além mais durabilidade.

HTML clipboard

# Bônus Clássicos do DVD: Nessa parte somos levados a um novo menu de extras com os principais destaques da edição lançada em 2001, vale lembrar, que alguns dos extras presentes nessa edição são inéditos aos brasileiros, pois enquanto “Branca de Neve e os Sete Anões” foi lançado em DVD duplo de colecionador repleto de extras nos Estados Unidos, nós brasileiros recebemos apenas uma edição simples, com alguns dos extras da edição norte-americana.

- O Louco Passeio de Dunga na Mina: Um divertido game voltado para as crianças, na qual elas tem que ajudar o Dunga a responder as perguntas feitas pela Rainha Madastra, antes que ela os apanhe. A cada pergunta respondida corretamente, você e o Dunga conseguem salvar um dos anões.

- A Dublagem da Animação: Diversos membros da equipe da Disney relembram o quanto Walt Disney se dedicou para achar as vozes certas para cada personagem, para que se encaixasse perfeitamente a voz do ator com o perfil de cada um dos personagens. Vemos também que a escolha da voz para Branca de Neve também não foi algo fácil, mas o mini documentário nos apresenta a depoimentos gravados para o DVD de 2001 e ao teste de voz da época com Adriana Caselotti, uma jovem cantora que estudo ópera, que conseguiu ser escolhida entre diversas outras moças para dar voz à primeira princesa Disney. Além disso, descobrimos diversas curiosidades sobre cada um dos dubladores oficiais de outros personagens da história, como a Rainha Madrasta, o príncipe e os sete anões.

HTML clipboard

- A Disney Através das Décadas: Sem duvida nenhuma, um dos extras mais interessantes mostrando um resumo de tudo que foi produzido pelos estúdios Disney desde a década de 30 até hoje. Durante os resumos, por décadas, do que acontecia e o que era produzido pelos estúdios de Walt Disney, apresentados por nomes importantes da Disney, também podemos conferir a todos os trailers dos relançamentos de “Branca de Neve e os Sete Anões”, tanto nos cinemas, como em home vídeo.

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd2009_extra19.jpg

- Cante com a Disney: Os fãs terão agora a chance de cantar a canção que até hoje é uma das mais populares do estúdio, “Heigh Ho”. Nessa edição pode-se escolher cantar a música junto com os sete anões no modulo “Cante Junto”, como também pode cantar sozinho, em “Karaokê”.

CONCLUSÃO:

# DVD 2001 x DVD 2009

http://universoanimado.com.br/ua/wp-content/uploads/brancadeneve_dvd_01.jpg

Após todas essas informações, concluímos que o novo lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões” em Disney DVD, continua longe de ser perfeito, mas apresenta uma melhoria no quesito extras apresentados e embalagem, mas infelizmente, a Disney pecou trazendo um menu simples para a nova edição, que fica visivelmente abaixo dos belos e criativos menus da edição de 2001.

Em questões técnicas como som e imagem, não houve grande mudança de uma edição para a outra, mas existe um grande número de fãs que não ficou feliz ao descobrir que tanto os créditos iniciais do filme, a dedicatória inicial de Walt Disney, o título no livro no início da história e os nomes dos anões nas camas, acabaram sendo apresentados no Brasil sem a tradução que estava presente nos VHS e na edição de DVD de 2001, um ponto negativo para o novo DVD, mas que só vale mesmo, para os fãs e colecionadores mais atentos.

Para mim, a grande perda do novo DVD nem foi tanto os menus, mas sim o videoclipe da canção “Some Day My Prince Will Come”, interpretada por Barbra Streisand, que deveria ser obrigatória nessa edição. Nada contra a nova versão da atriz do Disney Channel, mas para agradar ao público mais conservador e o público teen, bem que poderiam vir ambas as versões.

Pontos positivos da edição são a prévia de “A Princesa e o Sapo”, “A Volta de Branca de Neve” e o extra “A Disney Através das Décadas”, um excelente resumão da Disney que todo o fã tem que assistir. Pontos Negativos, encarte com papel de qualidade ruim, para o manuseio de crianças, ele será facilmente rasgado e a falta de uma galeria de imagens com fotos da produção, artes, storyboards e imprensa, extra obrigatório num DVD como o de “Branca de Neve”.

Em breve traremos uma matéria completa sobre o lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões” em Disney Blu-ray, o primeiro lançamento da nova coleção Diamante.

3 comentários:

Cadu Rodrigues disse...

Léo, como sempre você está de parabéns. Muito legal o omparativo e deu pra perceber que, entre o DVD de 2001 e o atual, a imagem é melhor no atual. Meus sinceros aplausos.

Unknown disse...

Eu ganhei esse DVD da branca de neve ontem no dia das crianças.. é lindo hehe e a minha irmã ganhou aquele celular das princesas, da nokia.

E também ficamos sabendo que no final do ano vamos pra disney =DDDD

Anônimo disse...

Adoro esses reviews! Acho ue devia ter mais disso no Planeta Disney! Está de parabéns!