De acordo com o anuncio em uma entrevista coletiva cedida pelo presidente da Academia, Sid Ganis, a principal categoria da noite, a de melhor filme, voltará a ter 10 indicados e não 5 como vem sendo feito desde a 16ª edição do Oscar, em 1943, que teve dez indicados na categoria e o clássico "Casablanca", saiu vitorioso na disputa. "No final das contas, é claro, o resultado será o mesmo... um vencedor como melhor filme... mas a disputa até a reta final será com dez, não apenas cinco filmes a partir de 2010".
A justificativa da Academia foi querer voltar as origens da premiação. "Depois de mais de seis décadas, a Academia vai retomar algumas de suas raízes, quando o quadro de indicados para o prêmio principal era maior", explicou Ganis. Vale lembrar que durante cerca de uma década, os primeiros anos da Academia (1930-1940), a categoria de melhor filme era disputada por mais de cinco títulos, e durante nove anos foram dez os indicados.
A festa do Oscar em 2010 está agendada para acontecer no dia 07 de março e os indicados à estatueta serão conhecidos apenas no dia 02 de fevereiro, uma terça-feira, às 5h30 de Los Angeles (10h30 de Brasília), no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills. A cerimônias se mantém no teatro Kodak, em Los Angeles.
Um comentário:
É, acho que a única coisa boa disso (se realmente for bom) é que os animados terão mais chances de receber uma indicação na categoria. Ou seja, é bem fácil (ou não) de termos UP concorrendo com mais 9 filmes lá.
Pelo menos, A Bela e a Fera conseguiu sua indicação de uma forma mais digna...
Postar um comentário